URUMQI, A CIDADE DO MUNDO MAIS LONGE DO MAR
Urumqi, cidade hoje com 4 milhões de habitantes, tem uma maioria de moradores uygur, um povo da Ásia Central, de religião mulçumana. A Região Autônoma de UYgur, é a maior ‘província’ da China. Tem como caracteristica o clima, pois os verões são muito quentes e os invernos muito frios.
Urumqi, localizada na região autônoma de Xinjiang, tem uma posição geográfica única e uma história rica que a torna especialmente significativa. Situada aproximadamente a 2.000 km de qualquer grande corpo d’água, Urumqi está muito próxima ao Polo de Inacessibilidade da Eurásia, o que a torna a cidade mais distante do mar no mundo. Essa característica geográfica contribuiu para sua importância histórica como um ponto de parada estratégico na Rota da Seda, a antiga rede de rotas comerciais que ligava o Oriente e o Ocidente.
Durante o Império Mongol, Urumqi e a região de Xinjiang como um todo desempenharam papéis cruciais. Os mongóis, sob o comando de Genghis Khan e seus sucessores, estenderam seu império por grande parte da Eurásia, e a inclusão de Xinjiang permitiu-lhes controlar importantes passagens comerciais e rotas da Rota da Seda. Além disso, é interessante notar que foi durante o domínio mongol que o povo uigur de Xinjiang desempenhou um papel fundamental na cultura e administração mongol, incluindo a adoção do alfabeto uigur pelos mongóis para a criação do seu próprio sistema de escrita.
Portanto, Urumqi não só é significativa devido à sua localização geográfica isolada, mas também por seu papel histórico na facilitação do comércio e na troca cultural durante o período da Rota da Seda e sob a governança do Império Mongol.