Os motores a jato eram de compressores centrífugos, ma hoje em dia usam compressores radiais.

O que acontece se uma arma fosse disparada diretamente na entrada de ar de um motor turbojato em funcionamento?

Muitos anos atrás, eu costumava ter uma cópia do filme de 8 mm.

O filme começa com um sujeito da RAF que caminha na frente de um Gloster Meteor em marcha lenta. Ele levanta sua pistola (.455 Webley ), aponta para o centro do motor esquerdo e dispara 3 tiros, ele vira e dispara 3 tiros no motor direito.

Ele então dá um passo para o lado e o Gloster Meteor taxia para longe e decola.

O que se queria dizer era que os motores centrífugos, especialmente o Rolls-Royce Derwent, eram excepcionalmente robustos e capazes de suportar grandes punições.De memória, acho que eles colocaram uma placa blindada na frente do compressor, protegendo a caixa de engrenagens auxiliar e o filtro. Foi uma demonstração muito impressionante. Não é de surpreender que muitos planejadores militares ainda considerassem os motores a jato muito frágeis para uso em combate. A experiência do Jumo 004 aparentemente provando seu ponto.

Assim, você pode entender por que durante anos os EUA e o Reino Unido perseveraram com motores centrífugos.