Porque em carros de transmissão maunual a marcha a ré geme e as outras marchas não?

Porque a ré usa engrenagens “de corte reto”, enquanto as outras marchas usam engrenagens “de corte helicoidal”. Veja na imagem a diferença!

As engrenagens de cima são helicoidais, as de baixo, retas. Conforme as engrenagens helicoidais giram, seus dentes se encontram em um ponto e “deslizam” até chegar no outro, enquanto nas engrenagens retas os dentes se encostam por inteiro. Engrenagens helicoidais são mais silenciosas, enquanto as retas são mais baratas e fortes… E gemem.

Nos anos cinquenta e até mesmo nos sessenta, muitos carros eram feitos não só com engrenagens retas para a primeira marcha como sem o synchromesh, o que significa que a primeira marcha gemia também e que era impossível mudar para a primeira enquanto o carro estava em movimento (às vezes com o carro parado, também) sem que ela fizesse aquele barulho horroroso das engrenagens se batendo.

Parte desta escolha era para baixar custos e a complexidade da embreagem, parte era para deixar a marcha mais forte e resistente. Carros antigos usavam apenas engrenagens retas, e é por isto que eles gemem. A metalurgia moderna conseguiu fazer engrenagens helicoidais fortes o suficiente para todas as marchas… Mas não há, realmente, necessidade de fazer isto com a ré, então dá para se economizar alguns centavos com ela.