Por que há sete notas (tons) na escala musical diatônica?

Definição : Escala diatônica é uma escala de sete notas (heptatônica), com cinco intervalos de tons e dois intervalos de semitons entre as notas [Um ntervalo de terça maior mais um intervalo de quarta maior, musicalemente falando]. Este padrão se repete a cada oitava nota numa seqüência tonal específica. A uma escala diatônica é típica da música ocidental e concerne à fundação da tradição da música européia. Escala diatônica.

Simplificando : Oitava musical – é o intervalo em que a frequência dobra. Por exemplo, a referência de afinação é a nota Lá (ou A) a 440Hz. Dobrando a frequência, tem-se uma outra nota Lá a 880Hz. A escala musical é o modo de dividir a oitava, na música.
Repetindo : Escala de 7 tons = Música ocidental, tradição da música européia.

Existem outras formas de dividir a escala

Escala pentatônica – dividida em 5 notas. É usada em certos estilos musicais como rock, blues e musica popular. Afirma-se que surgiu na China, por algum músico que reuniu as divisões melódicas propostas por Pitágoras, que descobriu que, se uma corda gerava uma nota “x” e fosse dividida ao meio, geraria a mesma nota porém uma oitava acima, ou se dividida em 3, gerando outro intervalo harmônico e assim sucessivamente. Foi o início da harmonia na música.A escala pentatônica organizada com as divisões em três propostas por Pitágoras era gerada em seis intervalos distintos: si, dó, ré, mi, sol, lá. A proximidade da nota si para a nota dó era muita e, quando tocadas juntas, geravam uma dissonância. Por essa razão foi retirada a nota si desta escala, sendo formada a escala de 5 tons. Escala pentatônica.

Dodecafonia. – No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. Dodecafonismo.

Música microtonal é a música que usa microtons — intervalos de menos do que um semitom, ou como Charles Ives declarou, as “notas entre as rachaduras” do piano. Há diversas modos de afinação microtonais. Música microtonal.

Conclusão: A escala musical pode ser dividida em quantas notas se queira.