BERTOLT BRECHT, UM REVOLUCIONÁRO

Bertolt Brecht foi um dramaturgo, poeta e diretor de teatro alemão, nascido em 10 de fevereiro de 1898, em Augsburg, Alemanha, e falecido em 14 de agosto de 1956, em Berlim Oriental. Ele é amplamente reconhecido como um dos mais importantes e influentes dramaturgos do século XX.Brecht cresceu em uma família de classe média e começou a escrever poesia desde jovem. Ele estudou medicina na Universidade de Munique, mas logo abandonou para se dedicar ao teatro.

Na Primeira Guerra Mundial ele serviu como enfermeiro em um hospital militar, experiência que influenciou sua visão crítica sobre a sociedade e a guerra.Com a ascensão do nazismo na Alemanha, Brecht, que tinha convicções marxistas, fugiu do país em 1933. Ele passou os anos seguintes em vários países, incluindo a Dinamarca, Suécia e Estados Unidos, antes de se estabelecer em Zurique e, eventualmente, retornar à Alemanha Oriental após a guerra.

– Obras Principais

. “A Ópera dos Três Vinténs” (1928) – Uma das suas obras mais conhecidas, co-escrita com o compositor Kurt Weill, é uma crítica feroz ao capitalismo e à hipocrisia social, e que tem uma versão brasileira, “A Opera do Malandro’, feita por Chico Buarque de Holanda.
. “Mãe Coragem e Seus Filhos” (1939) – Esta peça é uma das mais importantes do teatro épico, explorando os horrores e as consequências da guerra.
. “A Vida de Galileu” (1938-1939) – Nesta peça, Brecht examina o conflito entre ciência e religião, bem como a responsabilidade moral dos cientistas.
. “O Círculo de Giz Caucasiano” (1944-1945) – Outra peça épica, que trata de questões de justiça e propriedade em meio ao caos da guerra.
. “O Homem é Homem” (1926) – Uma peça que examina a capacidade do indivíduo de ser transformado pelas forças da sociedade.

– Contribuições ao teatro Brecht

Bretché mais conhecido por desenvolver o conceito de “teatro épico” e a técnica de distanciamento ou “Verfremdungseffekt”. Essas técnicas foram projetadas para fazer com que o público refletisse criticamente sobre o que estava assistindo, em vez de se perder emocionalmente na narrativa. Ele acreditava que o teatro deveria ser um meio de mudança social e educação, desafiando o público a pensar sobre questões políticas e sociais.

– Poesia e Ensaios

Além de suas peças, Brecht também escreveu muita poesia e uma série de ensaios sobre teatro e política. Seus escritos teóricos, como “Pequeno Organon para o Teatro” (1949), são fundamentais para entender sua abordagem ao teatro e sua visão de mundo.

– Últimos Anos Após a Segunda Guerra Mundial

Brecht retornou à Alemanha Oriental, onde fundou o Berliner Ensemble, uma companhia de teatro que se tornou famosa mundialmente por suas produções das peças de Brecht. Ele continuou a trabalhar e a escrever até sua morte em 1956.A obra de Brecht permanece influente até hoje, e suas ideias sobre teatro e sociedade continuam a ser estudadas e aplicadas em todo o mundo.

– Pensamentos

Numa frase que critica a economia capitalista, ele declarou: “Se eu não fosse pobre, você não seria rico”. Noutra frase, esta bem mais famosa, perguntou:  “O que é o crime de assaltar um banco comparado com o crime de fundar um banco?”.