Os países mais antigos tem nomes tradicionais. A origem desses nomes são vários, mas com o tempo se tornaram comuns e não atraem a atenção de sua origem.

Países mais novos, ou tem em seu nome uma origem da colonização como Nova Zelândia, nomes de heróis, como Colômbia ou nome com relação com a geografia, como o Congo, ou melhor os dois Congos, com relação ao Rio Congo.

Mas Angola? Não foi dado por homenagem a nenhum herói, não foi dado pelos portugueses, por que Angola?

O nome Angola provém de Ngola. Ngola era o título atribuído a sua majestade do antigo reino do Ndongo, cujo  título em Kimbundu, língua da região, significa Rei. Os habitantes da região diziam: MWANGA-NSANGU YA NGOLA (em Kimbundu), traduzindo-se em dê a Ngola, ou seja, dê ao rei. 

Com o passar do tempo, os habitantes da  área passaram a designar-se Angola, em função da sua lealdade ao Ngola.

Já o nome Argentina é de origem mista. Os espanhóis chamaram o Rio da Prata presumindo que lhe indicariam onde havia minas de prata. E assim criaram o Vice Reinado do Rio da Prata. Quando da independência da Espanha, em 1816, o certo seria criar a República do Rio da Prata, mas recorrendo ao Latim, argentum é prata nessa língua passaram a chamar o país de Argentina, que significa de material de que é feito.