NA ARGENTINA MONUMENTOS PARA CELEBRAR UMA DERROTA
A Guerra das Malvinas (ou Guerra do Atlântico Sul), ocorrida em 1982 entre Argentina e Reino Unido, deixou um impacto profundo nas relações entre os dois países. A Argentina, que reivindica a soberania das Ilhas Malvinas, acabou sendo derrotada pelos britânicos. Mesmo com a derrota militar, na Argentina, a guerra é tratada como um evento de grande importância nacional e há uma série de monumentos e homenagens às vítimas e veteranos.
Na Argentina, o foco dos monumentos não é a “celebração da derrota”, mas sim a homenagem aos soldados que lutaram e morreram na guerra. Esses monumentos têm um forte tom patriótico e de recordação, e muitos deles refletem o desejo contínuo do país de recuperar as ilhas.
Principais monumentos relacionados à Guerra das Malvinas na Argentina:
1) Monumento aos Caídos na Guerra das Malvinas (Monumento a los Caídos en la Guerra de las Malvinas) – Buenos Aires
Localizado na Plaza San Martín, este monumento é uma das homenagens mais importantes na capital argentina. Ele consiste em um muro de mármore com os nomes de 649 soldados mortos na guerra. Há uma chama eterna e uma guarda permanente feita por soldados.
2) Cenotáfio aos Caídos nas Malvinas – Ushuaia
Na cidade de Ushuaia, na Terra do Fogo, o monumento é uma homenagem aos combatentes das Malvinas e representa a localização geográfica próxima às ilhas. Ushuaia é considerada “porta de entrada” para as Malvinas, sendo um local simbólico para lembrar os eventos da guerra.
3) Monumento aos Caídos das Malvinas – Rosário
Em Rosário, há outro importante monumento dedicado aos soldados mortos na guerra. Ele é um dos vários existentes em diferentes cidades da Argentina, sempre com a intenção de manter viva a memória dos combatentes e destacar o tema da soberania.
4)Monumento Nacional aos Mortos nas Malvinas – Córdoba
Em Córdoba, o monumento é dedicado aos mortos da guerra e também é um ponto de encontro em datas comemorativas, como o Dia da Soberania Nacional.