Nicola Tesla previu o futuro. Além de construir o passado.

Nikola Tesla foi um dos grandes inventores do século 19, ainda que nunca tenha chegado a ficar tão famoso quanto seu “arqui-inimigo”, Thomas Edison – que, além de ter sido seu maior rival, também chegou a ser seu chefe.

Edison defendia a corrente contínua (CC), que funcionava com uma potência de 100v e era difícil de converter para outras voltagens. Mas Tesla pensava que a corrente alternada (CA) era melhor, já que era mais fácil de ser transmitida por grandes distâncias. Pelo que usamos hoje Tesla estava certo.

Também inventou o motor elétrico. Seu nome é homenageado nos veículos produzidos pela empresa de Elon Musk, a Tesla.

Mas suas premonições, mesmo que ele não as tenha realizado, são comuns no dia a dia. Vejamos algumas:

1. O wifi
Tesla previu que seria possível transmitir sinais telefônicos, documentos, arquivos musicais e vídeos em todo o mundo usando a tecnologia sem fio.
2. Celulares
Tesla revelou outro prognóstico futurista em uma entrevista à revista americana Colliers, em 1926.O inventor falava de uma ‘tecnologia de bolso’ quando esse conceito ainda estava longe de se tornar realidade.
3. Drones
“E, em 1898, Tesla fez uma demonstração de um aparato “autômato”, sem fios, controlado de forma remota.Drones viraram realidade e são muito utilizados hoje em dia.
4. Aviões comerciais de alta velocidade
Tesla imaginou aeronaves capazes de dar a volta ao mundo em grande velocidade e rotas comerciais entre países distintos, com a capacidade de levar muitos passageiros de um lugar para o outro.O inventor afirmou que seria possível viajar de Londres a Nova York em poucas horas. O Concorde fazia essa rota em menos de 3 hora.
5. Empoderamento da mulher
Em uma matéria publicada em 1926 pela revista Colliers, intitulada “When Woman Is Boss” (Quando a mulher é chefe, em tradução livre) e baseada no que o cientista, que na época tinha 68 anos, pensava sobre as mulheres, Tesla afirmou que elas usariam a tecnologia sem fio para obter melhor educação, emprego, até se tornarem o sexo dominante.