A AUTORIDADE NACIONAL DO MEIO AMBIENTE
Lula sentindo o cheiro das queimadas em Brasília, viu que precisava tomar alguma medida! Alguém lembrou Lula que, para ter o apoio de Marina Silva no Primeiro Turno, tinha prometido criar uma Autoridade Nacional de Meio Ambiente, ou outro nome qualquer, para cuidar de minimizar os efeitos do aquecimento global.
Bem, promessa de campanha… E como foi eleito mais uma promessa ficou para trás. Como a de que a tabela do Imposto de Renda isentaria quem ganha até 5 mil Reais. Só pobre paga imposto no Brasil e assim a arrecadação cairia demais, e seguindo o mote de Dilma, “Gasto é Vida”, esqueceu a promessa!
Bem, agora tinha que tomar uma atitude e a Autoridade seria uma atitude. Agora vem o mais importante. O que seria essa Autoridade? Seria uma Agência independente, como o são a ANEEL, a Anvisa, e outras, ou seria mais um órgão que dependeria do Ministério de Meio Ambiente? Um seria ligado à Presidência?
Bem, uma vez decidido isso, quem comandaria essa Autoridade! O Centrão vai querer indicar, o PT já está escolhendo seus nomes. Só tenho certeza da última frase…
Em 2008, em discurso na Conferência das Nações Unidas para a Agricultura e Alimentação (FAO), em Roma, o então presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a produção brasileira de etanol e criticou os países que atribuem ao Brasil e às plantações de cana-de-açúcar a responsabilidade pela crise nos alimentos no mundo. E disse que o Brasil seria a Arábia Verde dos Combustíveis. Mas aí surgiu a Bacia de Campos e o Brasil, de novo com Lula, quase entrou na OPEP, o ano passado. Aceitou entrar na OPEP B!
Uma pergunta, a Foz do Amazonas será regulada pela Autoridade? Se for é um sinal de que o aquecimento global será problemas nos próximos governos, e um problema bastante agravado.