Uma vergonha nacional. O que é apresentado como um orgulho nacional hoje é isso, uma vergonha. Itaipu, a segunda maior hidrelétrica do mundo, atrás somente da Três Gargantas, na China, tem o maior preço de energia se comparada a outras hidrelétricas menores, apesar de já ter pago todos os empréstimos feitos para sua construção.

O custo da energia de Itaipu era de quase R$ 300,00 por MWh enquanto a média de unidades menores, também já pagas era inferior a R$ 100,00 por KWh.

Para hidrelétricas ainda não pagas como as da Região Norte, Santo Antônio, Jiraú e Belo Monte o custo é menor que R4 200,00 por KWh.

Como o custo d’água é o mesmo, o que impacta o custo de eletricidade são outros custos, e todo o mundo paga. E Itaipu foi eleita para fazer pontes entre o Brasil e o Paraguai e o custo vai para o preço da eletricidade que o Brasil inteiro paga.

E lembro que ‘Janja’, a primeira dama, manda em Itaipú, pois foi funcionária da empresa. E também manda no governo, pois tem que garantir a fala de Lula, que tem tesão de 20 anos…

E as indústrias que usam a energia pagam e repassam esse valor para o custo de seus produtos e nós pagamos.