DE ONDE VEM A PALAVRA BRASIL?
Quem foi criado primeiro, o pau brasil ou o Brasil?
Todo mundo sabe que o nome Brasil, nome do nosso País vem da presença do pau brasil em nossas selvas.
Mas a origem da palavra Brasil é incerta. Há uma teoria que deriva da palavra celta bress, que significa “abençoar”. Outra teoria vem de uma derivação em francês da palavra brasa, devido a cor vermelha de um corante extraído desde o século XI, bem antes do descobrimento do Brasill nas Américas. A palavra “brasil” era associada a um corante vermelho extraído de uma árvore asiática conhecida como sappanwood (Caesalpinia sappan), nativa da Índia e de outras regiões da Ásia.
Esse corante era usado na Europa medieval e era conhecido em várias línguas europeias, como o português, para designar a cor vermelha intensa, brasil. Com a descoberta de extensas quantidades na nova terra de uma madeira que dava para produzir um corante igual, o brasil, resolveram chamar a árvore da pau brasil, e assim deram a terra o nome de Brasil.
Quem não se lembra dos nomes de Ilha da Santa Cruz? Nós aprendemos as aulas de história no primário. E que foi dado pelo portugueses, quando instituíram o Reino Unido de Portugal, Algarves e do Brasil. Quando da independência virou Império do Brasil, na República o nome virou, Estados Unidos do Brasil e, finalmente em 1988, virou República Federativa do Brasil, nome atual.
Bem, além disso há uma anomalidade no nosso gentílico. Em português o sufixo para natural de é ‘ês’, como francês, quem nasce na França, ‘ano’ como italiano, na Itália, ‘ense’ como canadense, Canadá, ‘ão’ como alemão, alemanha. O sufixo ‘eiro’ é para designar trabalhador. Quem trabalha com madeira é madeireiro, brasileiro seria quem trabalha com o pau brasil, derrubando, transportando, comercializando ou extraindo o corante… Brasileiro é trabalhador até o gentílico.