OS CANAIS INTEROCEÂNICOS
Os dois canais interoceânicos mais importantes do mundo são o Canal de Suez e o Canal do Panamá.
O primeiro liga o Mar Mediterrâneo ao Mar Vermelho, possibilitando a ligação do Oceano Atlântico ao Oceano Índico e o segundo liga os oceanos Atlântico e o Pacífico, e tem grande importância comercial pela diminuição dos percursos que propiciam para à navegação marítima.
A travessia do Canal de Suez por um navio cargueiro leva de 13 a 15 horas. Em 2020, passaram pelo canal aproximadamente 19.000 navios, perfazendo uma média de mais de 50 navios por dia cruzando o canal egípcio, o que corresponde a aproximadamente 14% do comércio mundial.
Já a travessia do Canal do Panamá leva de 6 a 8 horas e passam por ano 14.000 navios, representando 4% do comércio mundial.
Apesar de ser mais curto do que o Canal de Suez, mede 77 km de extensão, o Canal do Panamá, para atravessá-lo a embarcação precisa ser elevada 26 metros de altura, através de um sistema de eclusas, existem 3 eclusas, e navegar num lago artificial, o Lago Gatún, para completar a travessia.
O Canal de Suez tem uma extensão de 193 km, e toda a sua extensão é ao nível dos mares que ele liga.
Tanto o Egito, local do Canal de Suez, quanto o Panamá têm nos seus canais uma importante fonte de renda, pela cobrança de taxas aos navios que os usam. E há concorrência entre os dois canais, para rotas da Ásia para os EUA, em função de que o Canal do Panamá tem uma restrição maior ao tamanho dos navios que podem navegá-los. Para usar o Canal do Panamá de navios tem que ter 366 metros de comprimento, 49 de largura e 15 de profundidade. Por não ter eclusas o Canal de Suez não possui restrição de comprimento de navio, tem 24 m de profundidade e 205 metros de largura.